
Instalações de Para-Raios (SPDA)
A HTL desenvolve projetos de SPDA (sistemas de proteção contra descargas atmosféricas) de acordo com a norma NBR 5419.
A empresa efetua inspeção visual preventiva, medição ohmica, manutenção corretiva, instalação de DPS (dispositivo protetor de surtos) nos painéis elétricos e emite laudos técnicos de Para-Raios com ART, com o objetivo de atestar a segurança da edificação e viabilizar que o mesmo obtenha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Serviços de SPDA oferecidos pela HTL:
- Projeto e Instalação de Para-Raios de acordo com a norma NBR 5419.
- Medição de resistência de aterramento.
- Manutenção e Adequações em sistemas de Para-Raios.
- Instalação de DPS (dispositivo protetor de surtos) em painéis elétricos.
- Emissão de Laudo Técnico com ART assinada por Engenheiro Elétrico para atestar a segurança da edificação.
A importância do Para-Raios para proteger o seu edifício.
O Brasil é o país que registra o maior número de quedas de raios em todo o mundo, contabilizando cerca de 50 milhões de descargas atmosféricas por ano.
Por conta disso, o topo dos prédios residenciais e comerciais devem receber atenção especial por parte dos síndicos e administradoras de condomínios. Afinal, um SPDA instalado corretamente previne tanto a ocorrência de danos estruturais como também acidentes fatais causados por queda de raio no edifício.
Como o Para-Raios funciona?
O Para-Raios consiste em uma série de equipamentos que captam qualquer possível queda de raio, direcionando a descarga de forma segura através de uma rede de cabos até o solo, onde toda a energia será dissipada.
Ao contrário do que muita gente pensa, o para-raios não atrai raios, porém encaminha a energia do raio com segurança em caso de queda sobre um edifício que possua o SPDA instalado.
Existem dois tipos principais de Para-Raios: o Franklin e a Gaiola de Faraday. Em prédios com mais de 20 metros de altura é indicado a instalação dos dois sistemas, a fim de protegerem a edificação de forma conjunta.
Riscos ocasionados pela falta de manutenção do SPDA
As vistorias semestrais são importantes para garantir a segurança dos condôminos e a tranquilidade do síndico. Visto que em caso de danos estruturais e acidentes ocorridos pela falta de manutenção do SPDA o síndico pode ser responsabilizado civil e criminalmente.
Assim, manutenções periódicas realizadas adequadamente evitam inclusive que a seguradora negue pagamento de indenizações em caso de avarias decorrentes de queda de raios no prédio.
Algumas pessoas acreditam que o SPDA é suficiente para proteger a rede elétrica do condomínio, mas o Para-Raios resguarda principalmente as pessoas e a estrutura do prédio. A instalação de DPS (dispositivos protetor de surtos) nos painéis elétricos de áreas comuns é o que assegura a integridade de equipamentos eletroeletrônicos como as câmeras de vigilância e a placa do elevador.
Para que serve o Laudo do SPDA?
O laudo do SPDA atesta que o edifício possui um sistema de proteção adequado contra descargas atmosféricas. Esse laudo deve ser emitido anualmente, o qual contem itens como medições de resistências de aterramento, registros fotográficos dos equipamentos de para-raios e ART com assinatura de um engenheiro elétrico.
A ART do para-raios é obrigatória para que qualquer prédio possa obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), sendo que essa vistoria atesta que o condomínio está com suas obrigações de segurança em ordem.
A norma NBR 5419 determina que o SPDA seja vistoriado visualmente a cada 6 meses a fim de se verificar se houveram desgastes no sistema e se o mesmo precisa de reparo.
Lembrando que o laudo também deve ser emitido sempre que houver reparo ou alteração no SPDA, ou ainda queda de raio sobre o edifício. Os prédios situados em regiões litorâneas, como é o caso dos edifícios nas cidades de Santos e São Vicente no estado de São Paulo, por exemplo, devem contratar uma empresa para realizarem a emissão do Laudo de SPDA a cada 1 ano, mesmo que não ocorra nenhuma das situações citadas acima.
Seu edifício está precisando de instalação de para-raios ou de emissão de laudo de SPDA em Santos ou São Vicente? Então ligue para (13) 3221-8261 e agende uma visita conosco.